Apresentação

HISTÓRIA DA EMEB "BASILIO CONSOLINE"


A Escola Municipal de Educação Básica "Basilio Consoline" criada pelo decreto municipal nº 3.945/97 de 24 de junho de 1997, situada a Rua João Bernardo, nº 50 - Bairro da Ponte - Itatiba-SP, possui duas anexas, a Escola Municipal de Educação Infantil Pica-Pau, também situada à Rua João Bernardo, nº 50 - Bairro da Ponte - Itatiba-SP e a Escola Municipal de Educação Básica "Elizabeth Abrahão" criada pelo decreto municipal nº 3.423/2000 de 22 de dezembro de 2000, situada à Rua João Marella, 260, Bairro Vivendas do Engenho D'Água, mantida pelo Poder Público Municipal de Itatiba e administrada pela Secretaria de Educação do Município, com base nos dispositivos constitucionais vigentes: Lei Federal nº 8.069/90 - ECA; na Resolução CNE nº4, de 13 de julho de 2010, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e na Lei Municipal nº 3.485/2001 que dá nova redação à Lei nº 2.976/98 que cria o Sistema Municipal de Ensino, deverá reger-se pelo presente Regimento Escolar.

Em 1908 o Sr. Basilio Consoline, um dos primeiros imigrantes do bairro, preocupado com a educação e alfabetização de seus filhos e das crianças do local, conseguiu, através dos políticos da época, uma autorização para a instalação da primeira escola do bairro, numa casa de taipa ao lado da Igreja de São Benedito. A escola mudou várias vezes de local - sempre no bairro; nesta época, funcionava numa única sala, a primeira, segunda e terceira séries. A quarta-série era oferecida apenas no Grupo "Júlio César", no centro da cidade.

Com a necessidade de se conquistar espaços mais amplos, em 1957 foi construída a primeira escola de patrimônio municipal, situada ao lado da antiga Igreja Nossa Senhora do Carmo e intitulada como "Escola Mista do Bairro da Ponte".

No início dos anos 70 o Sr. Osmildo Tescarollo, morador do Bairro da Ponte, reivindicava junto às autoridades melhorias para o bairro. Sendo muito conhecido no meio político, solicitou ao então prefeito Sr. Giácomo Rela a construção de uma escola para o bairro. Na gestão seguinte o então prefeito Sr. Roberto Arantes Lanhoso deu início a um projeto de uma escola que foi considerada pequena pelos moradores e sendo assim o engenheiro da Prefeitura na época, Sr. Adilson Franco Penteado fez um novo projeto atendendo as solicitações dos moradores.

O nome da escola "Basilio Consoline" foi mais uma reivindicação do então vereador, Sr. Osmildo Tescarollo em homenagem ao Educador Autodidata que montou a primeira sala de aula no bairro. O nome da escola foi decretado pelo Prefeito Roberto Arantes Lanhoso, através da Câmara Municipal em 1978.

A Escola foi inaugurada em novembro de 1979, construída num terreno mais amplo e contemplando 06 salas de aula, cozinha com despensa, banheiros, secretaria, sala para os professores, diretoria, pátio, vestiários e quadra poliesportiva.

Desde então a escola passou por inúmeras reformas e em 2008 foi ampliada e se mantém assim até os dias atuais, contando agora com 07 salas de aula, 1 laboratório de informática, 1 sala de vídeo, 1 biblioteca, quadra poliesportiva coberta e demais dependências.

Desde sua inauguração em 1979 passaram pela Direção: Professora Nilza Degani Camargo, Professor José Mamente, Professor Francisco U. G. Redondo, Professora Maria Anita Hércules, Professora Mariângela Panzarim de Palma, Professora Idelma Aparecida Rossi, Professora Lucilene Aparecida Cecon Gava, Professora Maria Claudia A. P. Rocha, Professora Maria Aparecida Vieira de Almeida Barbosa e atualmente (2019) o Professor Sandro Aparecido Gregoli da Silva.

Hoje a escola atende aproximadamente 350 alunos, do Ciclo I, II, III e IV do Ensino Fundamental, possuindo também duas Escolas anexas de Educação Infantil: CEMEI Pica-Pau localizada no mesmo terreno e a EMEB "Elizabeth Abrahão" localizada no Bairro Vivendas do Engenho D'agua. Esses alunos são provenientes do Bairro da Ponte, Jardim Leonor, Jardim das Paineiras, Fazenda Santa Júlia, Granja Alvorada, Vivendas do Engenho D'agua e Fazenda Pereiras.

BIOGRAFIA Sr. BASILIO CONSOLINE


Basilio Consoline nasceu no dia 25 de novembro de 1865, em Mântova na Itália e faleceu em 07 de setembro de 1953 em Itatiba. Era filho de agricultores e até os 24 anos morou na lavoura em sua cidade natal.

Em 1889 veio para o Brasil como imigrante com os pais e mais três irmãos. Trabalhou na lavoura de café nas fazendasAtibainha e Vieira, na região de Itatiba.

No final do século XIX, tendo juntado algum dinheiro, comprou alguns alqueires de terra e também uma casa no Bairro da Ponte, onde passou a residir com a sua mulher, Dona Ema Bertelli - imigrante da mesma região da Itália; e os onze filhos: Atílio, Vitória, Maria, Antônio, Ettore, Ernesto, Luíz, Silvio, Amador, Benedito e Silvia.

Uma preocupação constante do Sr. Basilio era com a educação de seus filhos, arrumou-lhes um professor particular, pois considerava a instrução escolar indispensável. Foi um educador voluntário, dando aulas à noite, em sua casa, para pessoas do bairro.

Por volta de 1908, entrou em entendimento com alguns políticos da época - entre eles o Coronel Francisco Rodrigues Barbosa, conseguindo a instalação de uma Escola (Masculina), numa casa de Taipa, no Bairro da Ponte, ao lado da Capela de São Benedito, hoje (2007), Av. Bandeirantes. Contribuiu também para a construção da Capela de Santo Amaro, nas proximidades do atual campo do Bandeirantes Futebol Clube.

Ficou conhecido na ápoca por Basilio Carreiro pela atividade que exercia de transportar café em carros de boi até a estação Ferroviária. Foi Inspetor de Quateirão - pessoa nomeada pelo delegado, que servia como um mediador no Bairro.

O quinto filho do Sr. Basilio, Ettore, chegou a se destacar na política itatibense, sendo prefeito de 1952 até 1955. Na sua administração, em 1954, conseguiu levar energia elétrica até o Bairro da Ponte.

Pela importância que dava à Educação e por suas obras em benefício da Comunidade, especialmente no Bairro da Ponte, onde morou por tantos anos, foi escolhido como patrono desta escola, sendo para todos nós motivo de orgulho e admiração.


HINO DA EMEB "BASILIO CONSOLINE"


Tudo começou com o nosso fundador,

imigrante italiano que a semente aqui plantou.

Basilio, escola e casa que acolhe seus alunos,

capacita, abre portas, cria pontes para o futuro.


Com os mestres, aprendemos o que é perseverança,

nos mostram que o saber traz progresso e esperança.

Desde a taipa, são valores que iluminam nossos dias,

praticar respeito, fé, cooperação, cidadania.


Nossa escola, entre as colinas, traz aos sonhos asas leves,

para que ventos mais tranquilos pelo mundo nos carreguem.


Não tememos o futuro, nele temos confiança,

nossa escola é o Basilio, educação é nossa herança!


Basilio, escola e casa que acolhe seus alunos,

capacita, abre portas, cria pontes para o futuro.